De uma coisa nós temos certezas: os clientes são os bens mais preciosos da sua Locadora, até porque, sem eles, provavelmente não existiria o seu negócio. Sendo assim, é necessário cuidar e zelar por esse relacionamento, correto?

Infelizmente não é o que vemos na prática da maioria das Locadoras. Independente se é a locação de uma empilhadeira, um trator, contêiner ou qualquer tipo de equipamento, a experiência do seu cliente precisa ser positiva.

Levando essas informações em consideração, neste artigo apresentamos 5 dicas para você saber lidar com as reclamações de clientes, independente da situação. É importante que você esteja atento a todas as dicas, elas serão fundamentais para a evolução do atendimento da sua Locadora.

Agradeça o cliente pelo feedback negativo

É importante que esteja claro para você que os clientes são fundamentais para o sucesso da sua Locadora. A partir disso, você conseguirá agradecer os clientes, até mesmo pelos feedbacks negativos, sabe por quê?

Quando você tem essa visão, passa a ver um feedback negativo como algo positivo, que servirá de exemplo para que a sua Locadora não cometa o mesmo erro novamente com outros clientes.

Às vezes é necessário tomar alguma atitude errada para aprender, e é exatamente isso que um feedback negativo traz para a sua Locadora: o aprendizado! Encare assim que você terá resultados incríveis no atendimento.

Mantenha a calma, independente da situação

Independente de situação ou reclamação do cliente, mantenha a calma. Pense que, no caso de feedback negativo, o cliente está, muitas vezes, indignado com algo que aconteceu e prejudicou a evolução do seu negócio.

Não busque na hora do atendimento o culpado para a situação. Tente manter a calma para pensar na solução mais assertiva para o momento, pois é exatamente isso que o cliente está buscando.

Ouça e entenda as reclamações

Iniciou a ligação e percebeu que o cliente vai fazer uma reclamação sobre alguma locação que fez? Procure escutar e dar a maior atenção possível. São nessas reclamações que a sua empresa aprenderá para evoluir, crescer!

Portanto, escute tudo que o cliente tem a dizer, sem interrupções. Enquanto isso, analise a situação e entenda o que pode ter ocorrido para o descontentamento do cliente. 

Encontre uma solução para o problema do cliente

Depois de escutar e entender as reclamações feitas pelo cliente referente às locações, chegou o momento de pensar na solução mais assertiva para o momento. Nessa hora você terá que ter paciência para encontrar a melhor solução para o cliente.

Vamos supor que o cliente fez uma locação de empilhadeira com você, correto? Porém, no meio do processo, a mesma apresentou problemas técnicos e parou de funcionar. Obviamente, após ver essa situação crítica, o cliente entra em contato com a sua Locadora para encontrar a solução. O que você deve fazer? Escutar, entender e oferecer a solução.

Lendo parece simples, mas sabemos que na prática podem acontecer vários fatores que impactam no resultado final. Porém, se você tiver ciente que a base de um bom atendimento é escutar, entender e oferecer a solução, meio caminho já está andado. 

Acompanhe o cliente

Depois de solucionar o problema do cliente, sua Locadora pode parar de se preocupar, certo? ERRADO. Mesmo que não exista nenhuma reclamação, é necessário que seja depositada atenção diária ao cliente — para os que já tiveram problemas e os que não tiveram também.

Esse acompanhamento é fundamental e faz parte do bom atendimento também, afinal, você não precisa esperar dar um problema à ponto do cliente reclamar, não é mesmo? Para a sua Locadora se destacar da concorrência, precisa prever erros e antecipá-los, visando que a locação seja uma boa experiência ao cliente.

E aí, gostou das 5 dicas para uma Locadora lidar com reclamações de clientes que apresentamos neste artigo? Você aplica alguma no dia a dia da sua empresa? Conte pra gente nos comentários abaixo!