Sua locadora está em pleno crescimento. O número de clientes aumentou, o volume de serviços cresceu. É hora de pensar em integridade, uma vez que a gestão do seu negócio está mais complexa e requer mais cuidados, especialmente no que diz respeito aos dados.

Sobre isso vamos ajudá-lo a refletir neste artigo.

Continue lendo para entender por que a integridade é importante para o seu negócio e como torná-la ainda mais palpável para obter melhores resultados!

O que é um alto nível de integridade em locadoras de máquinas e equipamentos

Quando falamos em integridade estamos nos referindo à consolidação dos processos com auxílio da tecnologia. 

Tudo o que acontece em uma empresa inicialmente é físico — compra, a venda e, no caso das locadoras, o serviço de locação. Mas, logo em seguida, é preciso fazer o lançamento que transforma essas atividades físicas em dados. 

Ao receber e emitir notas fiscais, por exemplo, são gerados fluxos de contas a pagar ou receber e, posteriormente, lançamentos contábeis também. Em outras palavras, é um processo que tem começo meio e fim e que precisa ser devidamente registrado nos sistemas internos (no ERP, essencialmente).

Contar com uma solução que ajuda a conduzir esse processo de forma encadeada, guardar históricos e gerar meios de análises para decisões inteligentes, é ter uma gestão íntegra. Significa que nada é feito de maneira improvisada, o que facilita a produtividade, evita erros e retrabalhos, além de garantir conformidade com regulamentações fiscais, entre outras vantagens. 

Como elevar o nível de integridade da gestão da sua locadora

Dito isso, confira, a seguir, algumas dicas para elevar o nível de integridade da gestão da sua locadora. 

Implemente um ERP

Um sistema de ERP voltado para as locadoras de máquinas e equipamentos é uma solução específica para este mercado. Nessa plataforma, todas as rotinas administrativas seguem uma sequência lógica, permitindo que uma atividade desemboque em outra e, muitas vezes, alimentando processos de maneira simultânea.

O ERP é a plataforma central que atende a todas as etapas de produção, as atividades com o cliente, os problemas relacionados à entrega ou mesmo o acompanhamento do transporte até o consumidor.

→ Leia também: Qual o melhor ERP para Locadoras?

Crie um processo de monitoramento

Usando um bom ERP, também é indicado criar um processo de rastreamento das atividades da locadora. Com o LOC1, por exemplo, é possível visualizar atividades de solicitação de compras, localizar notas fiscais, contas a receber e a pagar e assim por diante.

Para usufruir dessa integridade, os gestores devem ampliar suas capacidades analíticas. Assim conseguem extrair o melhor da ferramenta e tomar decisões inteligentes em tempo hábil — sempre amparados por dados confiáveis capturados em tempo real.

→ Leia também: Os diferenciais do ERP LOC1!

Treine sua equipe

Como gestor, você sabe que não é onipresente e onisciente. Logo, contar com um time administrativo bem treinado é fundamental nos esforços de integridade. 

Certifique-se de que os profissionais sabem explorar todos os recursos do software, desde imputar dados até extrair relatórios, passando por análises preliminares. Isso vai facilitar muito o seu trabalho e estabelecer uma cultura de inteligência competitiva em sua locadora.

Como você viu, a integridade é fundamental nas locadoras de máquinas e equipamentos. A boa notícia é que a tecnologia está cada vez mais disponível e fácil de implementar, o que pavimenta o caminho para esse movimento. 

Como está a integridade na gestão da sua locadora? Você já conta com um bom ERP? Solicite agora uma demonstração do LOC1 e leve seu empreendimento para o próximo nível!