Um ERP para locadoras é um software integrado de gestão empresarial especialista neste tipo de empresa. Significa que ele não é simplesmente adaptado, mas sim foi pensado para as particularidades desse negócio.

Neste artigo, além de entender em profundidade o que é esse tipo de sistema, você também vai ver o que considerar antes de adquirí-lo para a sua empresa. Confira!

O que é um ERP para locadora de equipamentos

Um ERP para gestão de locadora é um sistema integrado de gestão específico para as empresas desse segmento. Significa que ele foi desenhado para essa finalidade, o que o torna totalmente aderente às demandas desse tipo de negócio.

O modelo tradicional de implementação e utilização de um ERP é o licenciamento. Nele, a empresa paga pela licença de uso do sistema, passa por um processo de implantação que, muitas vezes, é longo e demanda investimentos em infraestrutura (bancos de dados, servidores, máquinas etc.).

Já, quando falamos em ERP na nuvem (Cloud Computing – Computação em Nuvem), estamos nos referindo ao software como serviço (Software as a Service – SaaS). Ou seja, é entregue via internet para uso, pois tudo fica alocado na infra da empresa fornecedora/provedora (a chamada “nuvem).

Para que você consiga visualizar melhor essa solução, vamos usar como exemplo o Loc1, solução que garante o controle da informação e o desenvolvimento de seu negócio de locação, de forma abrangente e descomplicada, transformando informação em aumento de rentabilidade.

Potencializado pelo SAP Business One, o Loc1 é capaz de garantir contratos bem definidos, gerar relatórios eficientes e proporcionar maior controle de seus equipamentos e consequentemente do seu negócio.

Em suma, ao implementar um ERP, é possível tornar os processos, os fluxos de atividades, bem como a gestão estratégica, mais orientado a dados e, por consequência, elevar a competitividade da locadora.

O que considerar antes de implementar um ERP para locadoras

Veja agora quais são os detalhes que você deve observar antes de adquirir e implementar um ERP para locadoras.

Conheça a empresa desenvolvedora

Por trás de uma solução tecnológica existe uma empresa desenvolvedora, muitas vezes chamada de provedora. É importante conhecer essa empresa, saber qual a reputação dela no mercado e o que a diferencia de suas concorrentes.

A LocOne, desenvolvedora do Loc1, por exemplo, tem entre seus diferenciais a vantagem de criar o ERP com base no SAP Business One, a plataforma da SAP líder de mercado e que tem qualidades técnicas e funcionais reconhecidas globalmente.

Avalie o sistema antes de comprá-lo

A implementação de um ERP para locadoras é um processo que movimenta todo o negócio. O sistema interfere nos processos e, muitas vezes, requer ajustes profundos.

Logo, o mais indicado é ir além do discurso comercial da empresa desenvolvedora. Usar o sistema por um período de testes é bastante recomendado. Assim, é possível ter a real dimensão de como ele vai ser utilizado no dia a dia da operação.

→ Você já conhece o Loc1? Potencializado pelo SAP Business One, o Loc1 é capaz de garantir contratos bem definidos, gerar relatórios eficientes, proporcionar maior controle de seus equipamentos e consequentemente do seu negócio e muito mais!

Solicite uma demonstração do Loc1 e entenda por que essa solução tem feito tanto sucesso entre as locadoras brasileiras de máquinas e equipamentos!