A gestão de veículos em campo é um processo que as locadoras precisam ter bem redondo, pois a dinamicidade do mercado atual exige mobilidade. Ela diz respeito à capacidade da operação de ser móvel, se desenrolar em diferentes lugares e de maneira conectada.

Neste artigo, vamos mostrar como as locadoras precisam de um sistema que dê mobilidade para garantir uma boa gestão também em campo. 

Continue lendo para entender!

Gestão de locação de veículos em campo: a importância da mobilidade

De acordo com um relatório da Zion Market Research, o mercado global de aluguel de automóveis deverá movimentar 125,6 bilhões de dólares até 2022, com um crescimento médio de cerca de 13,55% entre 2017-2022.

Em matéria de mobilidade, nenhum outro segmento cresceu tanto e é tão promissor. E isso tem suas razões: o sentido de propriedade mudou, a economia compartilhada ganhou força, as novas gerações preferem obter serviços e não ter coisas, as preocupações com o meio ambiente estão mais fortes, e por aí vai… 

Para aproveitar as oportunidades desse movimento, as locadoras mais antenadas estão investindo em gestão de locação de veículos em campo. Em outras palavras, elas estão inserindo a mobilidade em seus processos, por meio de ferramentas baseadas na nuvem e que possam ser operadas em qualquer lugar e por meio de qualquer dispositivo pelas pessoas devidamente autorizadas.

Ao disponibilizar uma plataforma onde os clientes possam fazer a contratação online, sem necessidade de buscar um atendimento em loja física, por exemplo, a mobilidade é fundamental. Com um sistema de gestão que possa ser operado pelo celular, os profissionais da locadora podem dar andamento no atendimento e entregar o veículo aos clientes onde quer que eles estejam. 

A mobilidade também é importante para as locadoras que têm representantes. Em vez de montar escritórios em cada região para que os representantes trabalhem entre quatro paredes, elas podem disponibilizar o sistema para uso no smartphone. Isso torna tudo mais produtivo, e também proporciona uma boa experiência aos clientes. 

Gestão de locação de veículos em campo: a importância de um sistema móvel

Para fazer com que a gestão de locação de veículos em campo aconteça da maneira mais eficiente possível, é preciso investir em um sistema integrado. 

Essa solução precisa ser inteiramente responsiva, ou seja, ser operada em qualquer dispositivo conectado à internet; também deve ter dashboards para o gestor acompanhar onde estão os veículos, como está o faturamento por contrato, entre outros dados importantes da operação. 

O LOC1 | Veículos e Mobilidade, solução de gestão integrada para locadoras construído com base no SAP Business One, auxilia nas operações de campo a partir de três grandes frentes: vendas, serviços e compras. 

Confira, a seguir, que funcionalidades do LOC1 auxiliam na gestão de locação de veículos em campo: 

Serviços

  • checklist personalizados;
  • movimentações (entrega, substituição e devolução);
  • possibilidade de inserção de anexos junto aos chamados (fotos inclusive); 
  • atividades (consulta, inclusão e alteração).

Em suma, o LO1 foi projetado especialmente para suportar todos os processos de uma empresa de locação, garantindo assim maior aderência e confiabilidade.

Como você viu, a gestão em campo precisa estar bem ajustada nas locadoras que querem ganhar competitividade e aproveitar o momento atual do mercado. Para isso, é preciso investir em tecnologia e desenhar processos que potencializem os resultados.

Como está a gestão de locação de veículos em campo na sua locadora? Conheça agora mesmo o LOC1 | Veículos e Mobilidade e veja como você pode torná-la ainda mais eficiente!

 

Leia também: