A gestão de relacionamento com clientes no setor de aluguer de automóveis — bem como em todos os outros — é fundamental para o desempenho dos negócios. É ela que garante a fidelização, tão difícil nestes tempos em que as pessoas têm informações e ofertas na ponta dos dedos.

Muitas locadoras de veículos e gerentes de frotas podem dar evidências de que o crescimento e a lucratividade dependem do relacionamento com clientes. Ainda assim, nem todos podem afirmar com certeza que estão cuidando dessa frente de maneira satisfatória.

Sobre isso vamos lhe ajudar a refletir ao longo deste artigo. Acompanhe!

O que significa relacionamento com clientes para o mercado de aluguel de automóveis?

O relacionamento é a linha condutora de todos os processos de contato e intercâmbio de informações e sentimentos entre a empresa e seus clientes. Esses procedimentos incluem o processamento da identificação do cliente, a construção de um banco de dados e o desenvolvimento de relações proveitosas para ambas as partes.

Neste sentido, o aprimoramento da administração e do monitoramento dessas relações é o que se chama de gestão de relacionamento com clientes. É importante que qualquer locadora de veículos preste atenção especial a ela. 

Em outras palavras, a locadora deve estar atenta às necessidades de seus clientes e intensificar o relacionamento com eles para ir muito além do objetivo de simplesmente realizar um aluguel, mesmo que temporário. Esse relacionamento deve ser estendido ao longo do tempo para que a empresa seja percebida como uma entidade coerente e desperte simpatia e profissionalismo. 

Também é correto dizer que a gestão de relacionamento é a chave para a fidelização dos clientes, especialmente com o aumento da concorrência. 

Em suma, dizemos que uma empresa faz boa gestão de relacionamento com clientes quando estabelece canais de comunicação eficazes, preocupa-se com a satisfação das necessidades e fornece uma boa experiência.

Como reter clientes em sua locadora de veículos?

Você sabe como reter perfeitamente os clientes no seu negócio de aluguel de automóveis? Estabelecer uma relação de confiança é fundamental e, para isso, o cliente não deve se esquecer de você! 

Fornecer um serviço de qualidade impecável é essencial, mas este é apenas o primeiro passo para construir a fidelidade do cliente neste mercado. É preciso, por exemplo, após a locação do veículo, avaliar a satisfação do cliente e enviar regularmente mensagens ou alertas em caso de novidades ou eventos.

Você também pode enviar ofertas sob medida aos seus clientes e criar assinaturas ou patrocínios, personalizando a sua comunicação. Além disso, é aconselhável permitir que os clientes falem no seu site ou durante as reuniões — o consumidor moderno não aceita mais ser apenas um apreciador passivo. 

Isso lhe dará uma clara vantagem competitiva em termos de comunicação, além de envolver seus clientes no desenvolvimento do seu negócio. 

Além disso tudo, veja nos tópicos que seguem outras dicas para alavancar a gestão de relacionamento com clientes:

  • CRM. Registre e tenha disponível todas as interações feitas com Parceiros Comerciais. Agende tarefas e faça follow-up das atividades através dos recursos de CRM disponíveis em todas as telas e cadastros do Sistema.
  • Serviços. Abra chamados para as demandas dos clientes e acompanhe todo o processo de atendimento, incluindo base de conhecimento, recursos aplicados, receitas e despesas geradas e conformação ao SLA básico estabelecido.
  • Atendimento às solicitações. Ofereça aos Clientes uma ferramenta Web/Móvel simples e eficiente para que seus técnicos possam ter interação com os chamados do dia a dia, para que eles mesmos façam a abertura, registro e acompanhamento de chamados de serviço e demandas diversas.
  • Controle de SLA. Defina etapas e processos de atendimento e construa controles avançados de serviços. Monitore o progresso de cada atendimento etapa por etapa e se antecipe às falhas que poderiam causar uma quebra de SLA.

Quer melhorar a gestão de relacionamento com clientes e outras áreas da sua locadora?  Conheça agora o LOC1 | Veículos e Mobilidade e veja como este sistema pode ajudar!