Cresce a cada dia o número de locadoras de máquinas e equipamentos que investem em tecnologia. Muitas delas já estão em processo de transformação digital, ou seja, já aderem a ferramentas e práticas digitais para amparar sua gestão e potencializar resultados.

Você sabe o que é a transformação digital e por que ela é tão importante para as locadoras? Sobre isso vamos ajudá-lo a refletir neste artigo.
Continue lendo para entender!

O que é transformação digital

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) define a transformação digital como o fenômeno no qual “a tecnologia altera as condições sob as quais os negócios são realizados, de maneira a alterar as expectativas de clientes, parceiros e funcionários”.

O que os especialistas apontam é que a transformação digital é imprescindível para todos os negócios, desde os pequenos até as grandes transformações. Essa mensagem é divulgada em alto e bom tom em palestras, painéis, artigos ou estudos relacionados a como as empresas podem permanecer competitivas e relevantes à medida que o mundo se torna cada vez mais digital.

Na prática, trata-se da integração da tecnologia digital em todas as áreas da empresa, mudando fundamentalmente a maneira como se opera e entrega valor aos clientes

Logo, dizemos que uma empresa está em transformação digital quando assume conscientemente a adoção de ferramentas e métodos digitais, ancorando suas estruturas em computação em nuvem, Big Data, Internet das Coisas, entre outras, para tornar suas gestões mais orientadas a dados. 

A importância da transformação digital para sua locadora

A transformação digital está se movendo rapidamente nos mais diversos segmentos do mercado. Também no setor de alocação de máquinas e equipamentos, é um importante ponto de atenção. 

A facilidade tecnológica, bem como as práticas advindas de negócios mais orientados a dados, estão fazendo com que os modelos de aluguel de equipamentos assumam uma abordagem mais orientada a serviços. 

Nesse movimento, a transformação digital é essencial para a capacidade das locadoras em gerir seus serviços e processos internos, permanecer competitiva e lucrativa. Com plataformas digitais, a operação se torna mais flexível e móvel, por exemplo retirando a obrigatoriedade de os profissionais estarem entre as quatro paredes do escritório para trabalhar.

Também ações de marketing digital têm facilitado a o fortalecimento das marcas e o alcance de clientes, que cada vez mais buscam seus fornecedores fazendo buscas na internet. 

Como gerir a transformação digital da sua locadora

Confira, a seguir, o que você pode começar a fazer agora mesmo para assumir as rédeas da transformação digital na sua locadora.

Abra-se para a tecnologia

Aproveite soluções e métodos digitais, que não param de se aperfeiçoar e estão cada vez mais disponíveis. Pense nos processos mais críticos da sua locadora e pesquise meios de torná-los mais automatizados e fáceis de operar com ferramentas digitais.

Consulte seu time de tecnologia para ver em que é preciso investir para tornar a infraestrutura de TI da sua locadora mais alinhada à transformação digital. Se necessário, busque ajuda especializada externa. 

Aproveite aplicações digitais no marketing

Insira a sua locadora no mundo digital. Capriche no site e nos perfis de redes sociais, cuidando para que o conteúdo seja totalmente direcionado para seu público-alvo (B2B ou B2C, com foco nos perfis específicos de seu público-alvo).

Você vai ver que com pouco dinheiro investido é possível atrair novos clientes, se relacionar com eles e fechar mais negócios. 

Conscientize seus colaboradores

Também é importante tornar sua equipe consciente da intenção de transformação digital da empresa. Se necessário, faça treinamentos e promova cursos específicos para determinadas áreas do negócio.

→ Leia também: Você sabia que as Locadoras precisam de um sistema ERP?

Como você viu, a transformação digital é inevitável; de alguma maneira ela vai cruzar o caminho de todas as locadoras de máquinas e equipamentos. Assumi-la e conduzi-la de maneira consciente é o mais indicado, inclusive porque nesse exato momento a concorrência está fazendo isso. 

Como está o processo de transformação digital da sua locadora? Gostou da reflexão que trouxemos aqui? Deixe seu comentário!