A LOC1 foi patrocinadora do Fórum Rent! de Contabilidade promovido pela Audit Consultoria entre os dias 26 e 29 de outubro. No evento, especialistas e profissionais de gestão contábil debateram os desafios e as tendências para essa área.

Antes mesmo do evento iniciar, Paulo Henrique, da Audit Consultoria, conversou com Rafael Gregório, especialista sênior da LOC1, sobre como nosso sistema integra dados que tornam a gestão contábil mais inteligente nas locadoras.

Acompanhe a transcrição de um trecho da entrevista e, ao final, o vídeo completo deste bate-papo! 

Paulo Henrique — Como o LOC1 atua em todos os âmbitos da operação da locadora e oferece suporte à gestão contábil e tributária?

Rafael Gregório — O que o LOC1 faz é digitalizar o acesso aos diversos processos operacionais da locadora. Desde quando é feita a abertura de um chamado pelo cliente até o trabalho do técnico em campo. O diferencial é que o sistema registra tudo o que vai se refletir na contabilidade, por exemplo, das rotinas de manutenção. Na prática, o sistema atua de ponta a ponta, pois uma ação física bem documentada vai gerar controle de custos, de resultados do ativo, de receitas de reembolso… Qual é o reflexo fiscal? A contabilização que vai se dar pertinente à utilização.. enfim, o software leva as informações do técnico diretamente ao contador.  

PH O LOC1 contabiliza e faz o lançamento tributário completo?

RG — Exatamente. A gente parte da premissa de que todas as movimentações dos ativos geram reflexos contábeis, fiscais e tributários. O reflexo financeiro, por exemplo, está nas contas a pagar e receber; o reflexo contábil está no DRE… O LOC1 junta os dados vindos de várias frentes da operação, aumentando os controles e trazendo inteligência para a tomada de decisão. Sem esse nível de integração e detalhamento, fica difícil, por exemplo, saber se um determinado ativo gerou mais ou menos despesas na comparação com outros, e assim por diante.   

PH No ramo da locação não é muito comum controlar tudo num único software…

RG — Na nossa visão, a contabilidade precisa estar suportada por uma ferramenta de alta integridade. Sem ruído, sem retrabalho, de forma que sejam captadas todas as receitas e despesas geradas nas manutenções, na depreciação, com substituições, e assim por diante.  

→ No restante da entrevista, Paulo Henrique da Audit Consultoria e Rafael Gregório conversam sobre aspectos ainda mais práticos do apoio da tecnologia para a gestão contábil das empresas de locação. Confira no vídeo:  

Assista agora o free day do Fórum Rent! de Contabilidade. Neste dia, foram debatidos os desafios e equívocos quando se trata de gestão contábil nas locadoras.

→ Quer melhorar a gestão contábil da sua locadora? Conheça agora o LOC1: Para locadoras de Veículos & MobilidadePara locadoras de Máquinas & Equipamentos.