O mercado global de aluguel de automóveis atingirá US $ 124,56 bilhões em 2022, mais do que o dobro do valor relatado em 2016 de US $ 58,26 bilhões. 

A demanda por carros econômicos experimentará o crescimento mais rápido. Considerando esses fatos, não é de admirar que as locadoras de veículos estejam surgindo em todos os lugares. 

Se você está pronto para fazer um investimento, considere começar um negócio nesse nicho.

Confira, a seguir, algumas dicas!

Dicas para iniciar um negócio de aluguel de automóveis

Escolha um modelo de negócios

Existe mais de uma maneira de administrar uma empresa de aluguel de automóveis. Você pode alugar por hora, dia, semana ou até mesmo por mês. 

Outra opção é alugar carros para eventos especiais, como casamentos ou despedidas de solteiro. 

O modelo de negócios que você escolher determinará seu público-alvo e quanto você pode esperar ganhar.

Decida quais tipos de carros você vai alugar; isso depende muito do seu orçamento. As opções mais populares são carros econômicos, carros executivos, veículos de luxo e SUVs. 

Considere as taxas de seguro, bem como o custo de reparos e manutenção. Um veículo de luxo, por exemplo, custará mais para segurar do que um sedan.

Faça um brainstorm de ideias para o seu negócio de aluguel de automóveis. Determine quanto dinheiro você está disposto a investir, quantos carros você planeja começar e quem são seus clientes ideais. 

Você pode fornecer um ou mais dos seguintes serviços:

  • aluguel de carros de lazer;
  • aluguel de carros corporativos;
  • compartilhamento de carro;
  • aluguel de ônibus para festas;
  • aluguel de carros para casamentos;
  • locadora de veículos funerários;
  • locação de veículos em aeroportos;
  • gestão de frotas;
  • aluguel para motoristas de aplicativos;
  • aluguel mensal para pessoas físicas.

Como alguns clientes em potencial podem não ter carteira de motorista, você também pode oferecer serviços de motorista. Isso pode aumentar sua receita e permitir que você alcance um público mais amplo.

Cadastre sua empresa

Neste setor, é particularmente importante escolher um nome atraente para sua empresa. Idealmente, deve ser curto, relevante e fácil de pronunciar. 

Em seguida, escolha uma estrutura de negócios para sua locadora de veículos, como uma empresa unipessoal ou uma parceria. 

Registre-se para impostos e, em seguida, obtenha as licenças e autorizações necessárias. 

Obtenha cobertura adequada

Um dos aspectos mais importantes a considerar é a quantidade de cobertura de seguro necessária. O seguro de responsabilidade civil é obrigatório em todos os estados, mas oferece apenas uma cobertura mínima. 

Para ficar totalmente protegido, adquira seguro suplementar, como cobertura de colisão, cobertura abrangente e muito mais. Solicite e compare várias cotações de diferentes seguradoras para obter um bom negócio.

Escolha um local

Nesta era digital, a maioria dos clientes aluga carros online ou por meio de aplicativos móveis. No entanto, eles ainda precisam pegar e entregar fisicamente os carros. Portanto, a localização é tudo.

Em geral, as locadoras de veículos operam perto de aeroportos, estações de trem, hotéis e outros pontos de interesse. Um local sofisticado será mais caro, mas também pode fornecer maior exposição para sua empresa.

Anuncie seus serviços de aluguel de automóveis

Sua estratégia de marketing dependerá muito de seu orçamento e do tipo de cliente que você deseja. Além de estabelecer uma presença online, faça parceria com hotéis, agências de viagens e outras empresas locais. 

Anuncie seus serviços de aluguel de automóveis em jornais locais, bem como no rádio e na TV. Banners de rua também são uma ótima escolha.

Pesquise seus concorrentes e tente superar suas taxas. Considere oferecer extras para clientes fiéis, como caronas gratuitas ou cestas de presentes. Participe de eventos de turismo e viagens em sua região para construir parcerias e promover seus serviços.

Conte com um sistema para gestão da sua locadora de automóveis

Aqui na LOC1, nos orgulhamos de auxiliar locadoras de norte a sul do país a tornarem suas gestões mais orientadas por dados. Nossa solução integra e automatiza todas as rotinas de uma locadora, sejam elas administrativas, de operação, ou mesmo em campo, e possibilita análises de dados para decisões inteligentes e em tempo hábil. 

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Aqui estão os maiores benefícios que esse sistema oferece: 

  • operação integrada — processos e atividades funcionando com um workflow previamente estabelecido;
  • integração de rotinas financeiras, fiscais e de contabilidade;
  • faturamento automatizado — geração de faturas, notas fiscais, boletos, cobrança etc., com o mínimo de contato humano;
  • controle total de vendas e contratos — a gestão comercial e a controladoria, bem como as regras dos contratos, feitas com mais segurança e satisfação;
  • visualização de dados — painéis gráficos para gerar relatórios dinâmicos e inteligentes, de fácil visualização, para otimizar a tomada de decisões com segurança e em tempo hábil. 
  • aumento de produtividade e lucratividade — permite fazer mais em menos tempo;
  • mobilidade operacional — uso do sistema e atualização dos dados em qualquer lugar e horário (na nuvem);
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