O mercado de locação de veículos nunca esteve tão aquecido no Brasil e no mundo. Segundo um estudo da Research and Markets, é esperado que o setor cresça 7,5% ao ano até 2024, movimentando bilhões de dólares e gerando emprego e renda.

De olho nessa movimentação, as montadoras de veículos estão entrando em peso nesse ramo de atividade. Até pouco tempo, elas só queriam vender seus carros, agora querem aproveitar também o lucro vindo dos aluguéis. 

Sobre isso vamos ajudá-lo a refletir neste artigo. Continue lendo para entender por que as montadoras estão investindo no mercado de locação de veículos e o que você pode fazer para lidar com essa concorrência de peso!

Por que as montadoras estão entrando no mercado de locação de veículos

Recentemente, o jornal O Globo publicou uma matéria com o título “montadoras entram no mercado de locação de veículos com reserva por aplicativo”. Nela, a repórter mostra que a Toyota e a Nissan estão lançando no Brasil seus serviços de aluguel de automóveis via aplicativos móveis. 

Essa é uma tendência global, e um sinal dos tempos. Se durante mais de um século — desde o primeiro lançamento em 1886 — a aquisição de um automóvel era sinônimo de status e poder, preocupações com o meio ambiente e até as transformações no capitalismo global estão fazendo as novas gerações se questionar se vale a pena ter um possante na garagem.

O estudo da Research and Markets, que citamos anteriormente, revela os seguintes pontos:

  • a conscientização sobre emissões de gases nocivos ao meio ambiente está provocando um aumento no aluguel de carros;
  • o aluguel de veículos também oferece a opção de maior mobilidade, sem a preocupação de pagar os custos associados à propriedade; serviços oferecidos através de sites e de outras plataformas online crescem ano a ano;
  • o aumento dos custos operacionais dificultou o crescimento do mercado, os consumidores se afastam da escolha de carros de luxo e buscam alternativas mais econômicas e sustentáveis — o que aumenta a simpatia pela prática do aluguel;
  • o preço médio de um carro alugado nas cidades permanece estável, oscilando em torno de US$ 41 por dia no mundo todo. 

Portanto, não é exagero dizer que as montadoras estão se voltando para o mercado de locação de veículos por uma questão de sobrevivência. 

Como as locadoras de veículos podem lidar com a concorrência das montadoras

Dito isso, veja, a seguir, algumas dicas para sua locadora de veículos lidar com a iminente ameaça trazida pelas montadoras que estão entrando no mercado de locação de veículos.

Trabalhe com a tradição

As montadoras de veículos têm muita força de imagem e reputação. No entanto, elas são novas no ramo de locação de veículos. Tradicionalmente, os consumidores estão acostumados a buscar uma locadora para alugar. 

Essa tradição não pode ser quebrada do dia para a noite, logo, sua locadora deve investir em marketing de posicionamento. O apelo à tradição, ainda que de maneira sutil, é uma boa tática. Busque trabalhar mensagens que lembrem ao seu público-alvo o tempo de mercado, a qualidade do serviço prestado e a confiança já estabelecida. 

Modernize o atendimento ao cliente

Por outro lado, entenda que os consumidores modernos querem facilidades na hora de alugar um veículo. Integre o atendimento presencial/físico com opções online (site, aplicativo etc.). 

Como você viu, as montadoras estão iniciando suas operações no mercado de aluguel de veículos lançando aplicativos e plataformas digitais. Não perca tempo e faça o mesmo, pois isso é fundamental especialmente para atender clientes das gerações Millennial e Centennial (nascidos a partir dos anos 1980). 

→ Aprofunde-se mais baixando nosso Guia prático do atendimento ao cliente de locadora!

Reforce os mecanismos de gestão

Nunca foi tão necessário ter processos operacionais e estratégias tão afiadas. Para aproveitar o aquecimento do mercado e também para lidar com a concorrência trazida pelas montadoras, é preciso fazer ajustes nos mecanismos de gestão.

Esse esforço perpassa a integração de processos, com automatização e sequências lógicas de atividade; também abrange a criação de experiências satisfatórias aos clientes e, sobretudo, controle rígido de finanças, contabilidade e fiscal. 

Invista em tecnologia

Por fim, não dá para falar em lidar com a concorrência das montadoras no mercado de locação de veículos sem citar os investimentos em tecnologia. Sua locadora precisa estar preparada para uma gestão mais orientada a dados, onde as decisões de negócios são amparadas por insights vindos de informações devidamente mapeadas e tratadas. 

É preciso, por exemplo contar com um sistema integrado de gestão. Em uma única plataforma, a locadora deve conectar todos os processos de disponibilidade, contratos e regras comerciais, faturamento, manutenção de ativos, operações de campo etc.

Assim, lidar com a concorrência fica mais fácil, pois a gestão está em perfeito andamento e isso libera os líderes para pensar táticas de marketing, comercial e outras.

E o seu empreendimento está preparado para lidar com as montadoras entrando no mercado de locação de veículos? Conheça os diferenciais do ERP LOC1 | Veículos e Mobilidade!