A visualização de dados na gestão de frotas é fundamental. Ela acrescenta camadas de inteligência, que vão além do controle facilitando decisões mais ágeis e acertadas. 

Neste artigo, você vai entender o que é visualização de dados. Também vai ver por que os gestores das locadoras de maior sucesso se utilizam dela.

Continue lendo!

O que é a visualização de dados

Por definição, a visualização de dados é a apresentação de dados em formato pictórico ou gráfico. Ela permite que os tomadores de decisão vejam as informações apresentadas de maneira ilustrativa, para que possam entender conceitos difíceis ou identificar novos padrões.

Na prática, em vez de se debruçar em relatórios ou planilhas cheios de números, os gestores recebem as informações que precisam de maneira visual. 

Nos últimos anos, a visualização de dados vem ganhando força em diversos segmentos do mercado. Não poderia ser diferente no setor da locação de veículos.

E há uma explicação para essa ascensão. Devido à maneira como o cérebro humano processa as informações, é mais fácil usar tabelas ou gráficos para visualizar grandes quantidades de dados complexos do que examinar planilhas ou relatórios. 

A tecnologia digital avançada, e cada vez mais acessível, também explica essa tendência de visualizar dados na gestão de negócios. 

Aqui estão alguns exemplos do poder de facilitação da visualização de dados:

  • identificação de áreas que precisam de atenção ou aprimoramento;
  • esclarecimento de quais fatores influenciam o comportamento do cliente;
  • facilitação do entendimento de quais ações devem ser colocadas em prática em uma campanha de vendas;
  • previsibilidade do volumes de vendas etc.

Em suma, a visualização de dados é uma maneira rápida e fácil de transmitir conceitos de maneira universal — e o analista pode experimentar diferentes cenários fazendo pequenos ajustes.

Por que é importante empregar visualização de dados na gestão de frotas

Quando falamos da visualização de dados na gestão de frotas, nos referimos ao uso de um sistema integrado que contenha dashboards. Por meio dessa funcionalidade e também com métodos de análise bem executados pelos gestores, é possível ter um overview do estado da frota, em diversos aspectos.

Quer entender isso na prática? No vídeo a seguir, confira como você pode ver dados como localização de veículos, contratos ativos, itens em manutenção, entre outros dados no Painel de Frota do LOC 1 | Veículos e Mobilidade:

Como você viu, a maneira gráfica como as informações são apresentadas facilita o tempo do gestor. Com isso, ele pode tomar decisões referentes à frota sem longos períodos de análise de planilhas ou relatórios com números que precisam ser consolidados e interpretados.

Em linhas gerais, a importância da visualização de dados na gestão de frotas se dá nos níveis operacionais e estratégicos. Por meio dela, é muito mais fácil coletar, processar e analisar dados, o que dá vantagens competitivas por meio de uma gestão mais orientada a dados.

→ Leia também: Controle de contratos em locadoras de frotas: 4 cuidados que devem ser tomados.

Que tal, a visualização de dados na gestão de frotas já está em funcionamento na sua locadora? Faça contato conosco para ter uma demonstração de como o LOC1 | Veículos e Mobilidade pode ajudá-lo nisso!