Um cliente insatisfeito com certeza pode impactar negativamente muito mais do que você imagina. Afinal, sem eles, sua Locadora provavelmente não existiria. 

Seja sincero: você já pensou nisso antes? Tem a noção de quanto custa um cliente insatisfeito?

O atendimento é o ponto chave para o sucesso de qualquer tipo de negócio, principalmente Locadoras. Portanto, neste artigo, vamos mostrar o quanto um cliente insatisfeito pode impactar negativamente no seu negócio. 

Assim você terá uma visão mais ampla e perceberá que o atendimento é o ponto chave, que divide as Locadoras que tem sucesso das que fecham em menos de 5 anos. 

Boa leitura!

Você sabe a importância do cliente para a sua Locadora?

Essa pergunta é fundamental para você entender a importância dos clientes para a sua Locadora. Você até pode dizer agora que a “Missão e Valores” da empresa estão relacionadas a importância dos clientes, mas será que é isso que acontece na prática?

Vamos falar por experiência própria: muitas Locadoras chegam até a gente com problemas no atendimento aos clientes, e sabe o que é melhor? A Missão e os Valores são exatamente o contrário do que acontece no dia a dia:

O cliente não recebe um bom atendimento e fica insatisfeito com o serviço prestado.

Nesse caso, você perderá o cliente, pois o mesmo nunca mais cogitará a hipótese de fazer uma locação com a sua empresa novamente, afinal, o atendimento é a base para que o relacionamento entre cliente e empresa seja duradouro.

Além de não voltar mais para novas locações, clientes insatisfeitos também não recomendam a sua Locadora, disseminam raiva e aborrecimento e não fidelizam. Continue lendo o artigo, explicamos mais sobre cada ação do cliente insatisfeito.

Clientes insatisfeitos não recomendam a sua Locadora

O cliente encontrou a sua Locadora, fez a locação de um trator, por exemplo, e o serviço prestado não foi eficiente. Faltou comunicação e quando o cliente foi buscar uma solução, a empresa não lhe atendeu prontamente. 

Qual a consequência disso?

Provavelmente o cliente vai esperar a locação acabar — ou até mesmo buscar cancelar o contrato — e nunca mais voltar para novas locações. E pior que isso, se algum amigo ou conhecido solicitar indicação de Locadoras, o nome da sua não será indicado.

Resumindo: clientes insatisfeitos podem custar muito mais caro do que você imagina. E olha que nem apresentamos todos os malefícios ainda!

Disseminam raiva e aborrecimento

Além de não recomendar, o cliente insatisfeito é aquele que faz reclamações, procura as Redes Sociais para opinar negativamente sobre a empresa, dá baixas avaliações em sites, como o Reclame Aqui, e tudo isso com razão.

Com o avanço da tecnologia, a disseminação de raiva e descontentamento com algum serviço prestado é instantânea. Qualquer uma pessoa tem acesso às redes sociais, aplicativos de mensagens e sites de reclamações. Basta entrar em um computador, tablet e smartphone e pronto: é possível espalhar o atendimento negativo.

Essa ação pode prejudicar drasticamente a sua Locadora. Existem históricos de empresas que decretaram falência devido a grande insatisfação dos clientes. É isso que você quer para o seu negócio? Temos certeza que não!

Se você está buscando a mudança, continue lendo o conteúdo. No último tópico apresentamos uma dica para você oferecer uma boa experiência aos clientes.

Não fidelizam

Além de não recomendar a sua Locadora e compartilhar a insatisfação na Internet, clientes insatisfeitos também não fidelizam. Para você ter ideia do poder negativo que isso traz, vamos apresentar a ideia do célebre consultor de marketing, o norte-americano Philip Kotler.

“Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Segundo Kotler, as empresas acabam focando apenas na imagem externa e na aquisição de novos clientes quando, na verdade, poderiam investir na fidelização dos clientes atuais. O segredo para Philip está na construção de um relacionamento a longo prazo, e não na venda em sí.

Sendo assim, a não fidelização se torna um problema gigantesco, gerado quando a sua Locadora não preza pelo bom atendimento e serviço prestado ao cliente. Então, resumindo: quanto custa um cliente insatisfeito? Bem caro!

O que fazer para oferecer uma boa experiência aos clientes?

Não olhe apenas para as vendas, foque no atendimento aos clientes!

As vendas podem gerar bons resultados para o seu negócio em um curto espaço de tempo. Mas pensando no longo prazo, focar apenas em vender pode trazer sérios problemas para a sua Locadora.

Portanto, a dica é: foque no atendimento, ofereça uma boa experiência de locação aos clientes, independente do nicho que você atua. Para isso, você pode contar com tecnologias eficientes, que são tendência quando o assunto é otimização do atendimento.

Uma delas é o Service Desk! Se você nunca ouviu falar e quer saber mais dessa inovação, sugerimos a leitura de outro conteúdo que publicamos em nosso blog “Service Desk: otimize o atendimento ao cliente da sua Locadora”.